Top Blog

Top Blog

Top Blog
Awards!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Googlando para saber frequências de uso

A experiência simples que descreverei é interessante do ponto de vista de se poder confirmar a frequência de determinadas colocações.

Com os substantivos ‘barata’, ‘mosca’, ‘piranha’ e ‘vaca’
e os adjetivos ‘braba’, ‘louca’, ‘morta’ e ‘tonta’,
armei um quadro onde todos os adjetivos determinavam todos os substantivos, dando os seguintes 20 pares de substantivos determinados:

barata braba’, ‘barata louca’, ‘barata morta’ ‘barata tonta’

‘mosca braba’, ‘mosca louca’, ‘mosca morta’ ‘mosca tonta’

‘piranha braba’, ‘piranha louca’, ‘piranha morta’ ‘piranha tonta’

‘vaca braba’, ‘vaca louca’, ‘vaca morta’ ‘vaca tonta’


No caso, todas estas colocações são perfeitamente válidas na língua portuguesa.

Eu naturalmente esperava, por experiência, que todas elas fossem encontradas.

Esperava igualmente que para cada um dos quatro substantivos houvesse um certo adjetivo que o determinasse com uma frequência de longe mais alta.

Googlei então, caso por caso, anotando os respectivos números de casos encontrados no momento. Verifiquei que minhas hipóteses eram todas boas. Os números do Google confirmavam-nas, dando disparado mais ocorrências de ‘barata tonta’, ‘mosca morta’, ‘piranha braba’ e ‘vaca louca’.

Um só par de determinado/determinante não foi encontrada nenhuma vez na hora da pesquisa:‘barata braba’. Por que cargas d'água, afinal, se "mosca braba' eu encontrei? Suponho tratar-se aqui de mera coincidência, pois as colocações ‘perdedoras’ me pareciam todas de igual implausibilidade assim, fora de um contexto, mas todas seriam perfeitamente justificáveis, dependendo do entorno em que porventura se achassem. Lembrar que 'barata', por exemplo, nem sempre se refere a um inseto, ou vaca a um bovídeo, etc.

Fica então a idéia e um modelo facilmente utilizável para incontáveis googladas semelhantes, com excelentes possibilidades se tirar conclusões bastante confiávies da aventura pela língua através dessa incrível ferramenta. Praticamente não há limite. Vários verbos e as preposições com eles mais esperadas [ansiar por, pensar em, sonhar com, etc.], vários verbos e os advérbios com eles mais esperados [apaixonar-se perdidamente, errar redondamente, acreditar piamente, etc.], e todos os etcéteras.

Breve, mais sugestões de utilização do Google como ferramenta para pesquisa em língua(s).