Top Blog

Top Blog

Top Blog
Awards!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Abertura

Este é meu novo espaço virtual para falar de lexicografia.

Tentar falar de lexicografia sempre foi para mim algo que esbarra invariavelmente com uma dificuldade aparentemente intransponível: com quem?

Os dicionários físicos são repositórios de palavras ordenadas alfabeticamente, classificadas, explicadas, exemplificadas, e com estas palavras há todo um universo de idéias associado. É bastante sobre o que se falar.

Parece-me bem comum a opinião laica de que um dicionário possa ser completo. Isto é apenas uma falácia, pois dicionários completos não só não existem como não são possíveis.

Criei uma comunidade no Orkut homônima deste blog, mas o número de pessoas que aderiram foi pequeno demais para um arregaçar de mangas.

Repeti o feito no Globo Onliners, criei lá uma comunidade lexicográfica, mas apesar de já ter um bom número de participantes, ainda não apareceram os resultados pretendidos e esperados nem numa, nem na outra.

Agora lanço este blog.

Nele o que me apetecer de divulgar sobre lexicografia estará circulando blogosfera a fora. imagino que terei leitores, que estes dialogarão comigo sobre estes assuntos através do espaço que lhes é reservado para comentar.

Configurei Lexicografia, o blog, de forma idêntica à de seus dois irmãos, o Bonde Andando e o Me and My English. Sem moderar comentários, pretendendo responder a todos no próprio espaço onde chegarem, como pós comentários ao que disserem meus eventuais comentaristas.

O diálogo é perfeitamente possível, em tese. Cumpridas as condições mínimas da existência deste blog, de sua manutenção com matérias por mim postadas e do surgimento dos comentários, estará aberto o diálogo.

Apelo para a blogosfera, então.

O blog aí está, devidamente inaugurado.


Até o próximo post.

2 comentários:

Parapeito disse...

..e mtos parabéns por este novo blog :) e cá fico á espera do novo post****

João Esteves disse...

Duplamente devo-lhe retribuição às visitas, pois você esteve no Bonde e agora é minha comentarista inaugural no Lexicografia. Para mim, já significa incentivo suficiente para prosseguir com este projeto. Você só, com esta visita, já confere a este blog que me parecia amplamente ignorado um agradável e inegável caráter de apreciação internacional. Poderemos entabular diálogos sobre palavras, seus usos e idiossincrasias, suas peculiaridades mais diversas, por intermédio de nossos respectivos blogs. Um oceano foi cruzado. A próxima postagem não demorará, agora que estou motivado.